Com o isolamento social imposto pela pandemia, a Unidade Projeto Pescar Banrisul desenvolveu novas estratégias pedagógicas para atender os jovens da 17ª turma.
Desde março, a turma passou a ter aulas remotas, com atividades online e videochamadas, o que garantiu a continuidade e o propósito educador do projeto, mesmo à distância.
De acordo com a articuladora do Projeto, Fernanda Maciel de Quadros, o período tem sido bastante desafiador para toda a equipe de trabalho, mas os jovens estão sendo resilientes em relação às mudanças e receptivos aos novos métodos de ensino. “Os jovens estão se reinventando e trazendo muita criatividade, leveza e uma postura profissional super adequada. Os assuntos de liderança, gestão, comportamento e habilidades emocionais são trabalhados diariamente com a turma e os resultados têm sido os melhores possíveis”, salienta.
O estudante Otávio Ferraz Pinho comenta que, mesmo sendo um ano atípico, o Projeto sempre busca maneiras de manter os jovens em contato e com atividades para realizarem em suas casas. “Estamos tendo videochamadas três vezes por semana com voluntários, convidados e até alunos de outras unidades. Nessas aulas aprendemos, esclarecemos as dúvidas e compartilhamos nossos trabalhos com a turma”, destaca.
Segundo a educadora social Claudia Fernandes, as atuais circunstâncias provocaram uma mudança de cultura em todos os envolvidos na formação. “Os jovens estão conectados e com vínculos afetivos bastante significativos, e as experiências de integração com unidades de diferentes localidades do País têm gerado muito mais engajamento com o conteúdo e sentimento de pertencimento à Rede Pescar”, frisa.
O Projeto Pescar Banrisul proporciona aulas com conteúdo técnico e comportamental a jovens de 16 a 19 anos de idade, durante 11 meses. Além do conhecimento teórico, o curso oferece as ferramentas iniciais necessárias para o ingresso no mercado de trabalho.