Filme com direção de Paulo Nascimento e roteiro de Luis Antonio de Assis Brasil e Pedro Zimmermann
Um navio atravessa o oceano. Dentro dele viajam centenas de açorianos para colonizar a parte sul das terras conhecidas como Brasil. O navio também conduz um passageiro acidental. É o Doutor Gaspar de Fróes, médico açoriano natural da Ilha Terceira. É através dos relatos de seus diários que iremos acompanhar a aventura da descoberta de um mundo novo.
Chegando ao desterro, atual Florianópolis, Gaspar logo descobre que os açorianos continuarão à deriva em terra firme, vítimas das estratégias orquestradas pelas coroas de Espanha e Portugal. Aguardam, talvez indefinidamente, que as missões jesuíticas, trocadas pela Colônia do Sacramento por obra do Tratado de Madrid de 1750, sejam entregues à coroa portuguesa. É no desterro que Gaspar conhece Dona Maria, por quem se apaixona.
Confrontado com a condição dos colonos, que agora são obrigados a migrar para o porto de Rio Grande, Gaspar decide acompanhar sua gente. Em Rio Grande, reencontra Dona Maria e vive um romance marcado por surpresas e descaminhos. Uma história de amor que acompanhará o desbravamento de uma das últimas fronteiras do Brasil.
0800 646 1515
0800 644 2200
App Banrisul Digital