Vivemos em um mundo globalizado, onde a conexão entre empresas, pessoas, instituições e países é cada vez mais presente. Dentro desse contexto, para superar os desafios globais, é preciso estar em rede. Nesse sentido, surgiu a iniciativa do Pacto Global, pelo ex-secretário da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan, em 2000. O principal objetivo da ação é envolver empresas de todo o mundo para que em seus negócios sejam adotados princípios das áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Atualmente existem aproximadamente 5.200 organizações que fazem parte do Pacto Global, entre sindicatos, empresas, organizações não governamentais e parceiros de diversas regiões do mundo e dos mais diversos setores da economia. Essas organizações estão engajadas para construção de um mercado igualitário, sustentável e cidadão, e comprometidas a relatar anualmente seus progressos nas áreas do Pacto.
Veja abaixo os 10 princípios do Pacto Global, que tem como base a Declaração Universal de Direitos Humanos, a Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção:
Direitos Humanos
Trabalho
Meio Ambiente
Contra a Corrupção
0800 646 1515
0800 644 2200
App Banrisul Digital