Sua senha é pessoal e intransferível, e como toda senha, é fortemente recomendado que mesma não seja divulgada. Não permita que outras pessoas tomem conhecimento dela, mesmo pessoas em quem você confia. Se desconfiar que mais alguém sabe sua senha, troque o quanto antes. Compartilhar sua senha é como assinar um cheque em branco.
Troque sua senha periodicamente para reduzir a possibilidade de que alguém venha a descobri-la e possa usá-la.
Não utilize números muito fáceis de serem descobertos como sua senha bancária, tais como o número da carteira de identidade, do CPF e de outros documentos pessoais ou datas de qualquer espécie, além de sequências do tipo ‘123456’ ou números repetidos do tipo ‘000000’.
Nos canais em que for permitido, utilize caracteres alfanuméricos, de forma a dificultar um eventual exercício de adivinhação por terceiros mal intencionados.
Não deixe sua senha escrita em nenhum local como, por exemplo, no verso do cartão, em sua agenda, digitada nas notas do smartphone, em um pedaço de papel pregado no seu monitor ou guardado na sua gaveta.
Nunca forneça sua senha por telefone, SMS, e-mail, aplicativos de mensagens, redes sociais ou outros meios que não seja diretamente nos canais eletrônicos do Banrisul: Banrisul Digital, Home Banking, Office Banking, Banrifone, terminais de autoatendimento e maquininhas da Vero (Banricompras).
Como agem os fraudadores
ROUBO DE SENHA
Ligam para sua casa, ou enviam e-mails, SMS, mensagens nos aplicativos e redes sociais, pedindo que você confirme dados pessoais, inclusive a senha.
Enviam e-mails, SMS, mensagens nos aplicativos e redes sociais, com links que baixam programas ilícitos para capturar seus dados.
Tentam adivinhar sua senha, com base em suas características pessoais, como datas de nascimento, placas de carro, números de telefone, time de futebol favorito, nomes de familiares etc.
Tentam instalar dispositivos eletrônicos nos equipamentos de autoatendimento e maquininhas de pagamento para roubar senhas.
Atenção, essas ameaças só podem se concretizar se você fornecer dados ou realizar as ações solicitadas pelo golpista, portanto, desconfie sempre e siga as dicas do Banrisul. A segurança da sua conta também é sua responsabilidade.
O que o Banrisul faz por você
Para garantir uma maior segurança nas operações bancárias, o Banrisul utiliza senhas distintas para acesso aos diferentes canais eletrônicos de atendimento.
Para possibilitar ainda mais segurança ao cliente, a senha do Home Banking e Office Banking permite até 14 caracteres alfanuméricos.
Controlamos o número de tentativas de acesso, para evitar que outras pessoas tentem descobrir sua senha. Por isso, poucas tentativas consecutivas são permitidas. Caso esse número seja ultrapassado, o acesso é automaticamente bloqueado. Para desbloquear o acesso o cliente deve dirigir-se a uma agência do Banrisul e solicitar o desbloqueio.
O cartão com chip Banrisul é extremamente seguro e não pode ser violado. A senha está gravada no chip inviolável do cartão, portanto a utilização da senha, escolhida pelo cliente e gravada somente no cartão, é de conhecimento e responsabilidade exclusiva do cliente.
O Banrisul oferece um canal de denúncia. Caso você identifique qualquer ocorrência suspeita, favor notificar o Banrisul por meio do SAC Banrisul no telefone 0800 646 1515.